quarta-feira, 17 de maio de 2023

O que você quer ser quando crescer ?

 

Eu acho que muitas pessoas já escutaram essa pergunta na infância, mas eu acho que quando somos crianças é meio cedo decidir o que realmente que ser no futuro. Acho que na época da infância devemos nos preocupar em brincar, ver desenhos, em realmente ser criança. Lógico que sempre temos aquela ideia de querer ser algo por nos espelharmos em alguém que conhecemos, mas será que o que queríamos na infância é o que se tornamos quando adultos?

Cada caso é um caso é obvio, tem pessoas que já sabem o que querem ser desde pequenos e tem outros que decidem bem depois da época do ensino médio, e tem aquelas pessoas que vivem mudando de ideia a cada ano (eu fui dessas huahuaha).

A escolha da minha profissão foi bem complicada, pois a cada ano eu mudava de ideia, eu mexo com computador desde meus 5 anos de idade (Nerd desde cedo huhuahuah), e minha mãe sempre falava que eu iria fazer faculdade de computação ( E não é que a mulher estava certa :O) , ela falava isso direto na minha infância e mesmo o sonho dela era que eu fosse nutricionista ( Foi mal ai mãe, mas você sabe que sou um desastre na cozinha huahuahau), e eu nunca assumia que queria fazer informática, sempre falava que não era isso que eu queria mas hoje sou Analista de Sistemas e amo muito a minha profissão.

Mas antes dessa escolha toda eu passei por diversas mudança, foram várias escolhas até chegar o ponto certo aqui está até uma listinha das profissões que eu pensei em ser :


  1. Professora ( dos 5 até os 9 anos, pois adorava brincar de escolinha e sempre queria ser a professora)
  2. Bailarina ( dos  9 aos 11 anos , pois estava fazendo ballet e tinha criado uma paixão enorme por essa dança)
  3. Veterinária (dos 11 aos 14 anos, sempre amei os animais e queria poder salvar todos)
  4. Juíza ( dos 15 anos aos 18, época que o feminismo surgiu na minha vida, comecei a me apaixonar por leis e direitos e queria fazer faculdade de direito)
  5. Educação Física (19 anos, eu era apaixonada por natação pois foi o esporte que fiz minha vida toda -- tipo dos 8 aos 22 anos e queria muito seguir essa área de esportes )
  6. Jornalista ( 20 anos, comecei a criar uma paixão enorme pela escrita, amo escrever até hoje e queria ser jornalista, para escrever, mexer com câmeras e etc..)
  7. Produtora de Audiovisual (21 anos, começou a surgir meu amor pelas artes em geral e queria juntar tudo isso com a escrita)
  8. Analista de Sistemas (21 anos, foi quando eu do nada percebi que informática era algo que eu tinha facilidade de mexer, na verdade foi quando caiu minha ficha pois mexia com computador a vida toda e decidir segui essa área e foi quando consegui entrar na FATEC, onde sou formada).


Com todas essas experiencias de escolha de profissão, fui percebendo que não adianta você achar que qualquer profissão está boa só porque é o que a sociedade quer que você faça isso acho que nossas escolhas devem ser feitas com o nosso coração, porque é isso que iremos lidar a vida toda teoricamente, e a faculdade não é fácil como parece ser, então você tem que está decidido com sua escolha, porque para você e ir até o final tem que está gostando e ser feliz com o que exerce, no inicio da faculdade eu achei que não era isso que eu queria mas hoje quando começo a rever a matéria da faculdade percebo que fiz a escolha certa e estou muito feliz com isso.

Entra na hora da escolha da sua profissão, pense com carinho e queira o que você realmente ama, vale a pena.......

Um comentário: